Criando saídas para o modelo: Time Plot

Vamos, inicialmente, adicionar dois gráficos ao nosso modelo:

  • A evolução dos estoques de clientes potenciais e de clientes;

  • A evolução das taxas de conversão por marketing e por boca a boca.

Os comandos de coleta e análise de dados da simulação estão concentrados na paleta Analysis:

Como os gráficos propostos são compostos por curvas de evolução ao longo do tempo, o AnyLogic tem um elemento pronto para isso: o Time Plot (gráfico que o eixo “x” é o tempo de simulação). Clique e arraste um Time Plot para o lado direito do seu modelo:

O primeiro gráfico mostrará a evolução dos clientes potenciais e dos cliente ao longo da simulação, com a ajuda do CTRL + Espaço você não deve encontrar dificuldades no preenchimento dos campos de dados:

Existem algumas propriedades do Time Plot que você deve estar sempre atento:

  1. Como os dados serão coletados ao longo da simulação: automaticamente pelo AnyLogic ou você vai utilizar algum comando específico;

  2. Intervalo entre coletas (caso a opção escolhida seja de coleta automática);

  3. Display up to: tamanho da amostra (se o tamanho da amostra ultrapassar este limite, o 1º valor coletado é descartado para dar lugar à nova coleta);

  4. Time window: intervalo máximo do eixo x (no caso o intervalo máximo de tempo do gráfico).

Como este modelo não passa de 40 meses de simulação, eu sugiro que você altere o Time window de 100 para 40 (meses);

A parte de baixo das propriedades do gráfico permite que você configure cores, legendas etc. A menos que eu queira algo muito diferente, normalmente eu não mexo nessa região.

Aproveite o embalo e também crie os gráficos Time Plot de evolução de conversão de marketing e boca a boca, por meio do comando de cópia rápida: mantenha o botão de CTRL apertado e arraste o que quer copiar:

Complete as informações dos campos Data e comemore que todas as configurações do gráfico (cores, legenda, tamanho da amostra etc.) foram copiadas junto.

Simule para verificar como ficou! 👩🚀

A coisa até começa bem, mas quando passamos de 30 meses, mais ou menos, o modelo dispara rumo ao nada. Na verdade, estamos simulando sem limitar o tempo total de simulação e isso atrapalha a visualização dos gráficos (mas não invalida os resultados).

Para evitar esta dificuldade, podemos configurar melhor o nosso Experimento de simulação.

Usando a tela da esquerda, selecione a aba Projects. Você visualiza um navegador com ícones empilhados, como pastas: os botões vermelhos com o símbolo de um bonequinho que representam Agentes; e o ícone azul com um xis, lembrando um distintivo dos X-men, representa um Experimento.