Exportar e executar o modelo na nuvem pública do AnyLogic
Para realizar uma análise de sensibilidade do sistema quanto ao comportamento da conversão por boca a boca, aproveitando que já temos um modelo de simulação da difusão do app, basta, por exemplo, executarmos o modelo para diferentes valores do parâmetro taxa de conversão.
Para estes casos, o AnyLogic possui um Experimento específico, chamado Parameters variation (ou apenas Variation, quando executado na nuvem), que permite simular automaticamente diversos cenários para variação de um ou mais parâmetros, dentro de intervalos definidos pelo usuário.
Tal experimento poderia ser criado a partir do menu File > New > Experiment, mas faremos algo mais bacana: vamos criá-lo no céu! Isto é, na nuvem do AnyLogic.
O processo de levar o modelo à nuvem, vai exigir que você:
  • Execute o configurador da nuvem no modelo;
  • Selecione quais os parâmetros de entrada e quais as saídas do modelo (o AnyLogic Cloud vai construir uma interface para o seu modelo automaticamente!);
  • Crie uma conta (gratuita) na nuvem do AnyLogic, se ainda não criou;
  • Execute o modelo e veja se está tudo funcionando, antes de mandá-lo para o grupo da família no zap!
O configurador do AnyLogic Cloud é a nuvenzinha azul na barra do Projeto. Clique nela duas vezes, para que sejam criados os campos onde você definirá os parâmetros de entrada e as estatísticas de saída do seu experimento:
Selecione, na tela seguinte, quais são os parâmetros de entrada (Inputs) e as saídas (Outputs) do modelo (clique e arraste ou duplo clique se estiver com pressa):
Perceba que o AnyLogic “corrigiu” automaticamente os nomes dos parâmetros de entrada (fique a vontade para corrigir a acentuação):
Antes de exportar o modelo, atenção a duas mudanças na janela de propriedades: defina o tempo de simulação e o critério de parada da animação:
Se você chegou até aqui, existe um link azul Export model na parte superior da janela de propriedades:
A primeira janela deve pedir para você criar uma conta (utilize suas contas nas redes sociais!) ou entrar na sua conta se ela já existe.
As telas seguintes são autoexplicativas:
Após o término do upload, o AnyLogic deve abrir o seu browser padrão já na tela do modelo pronto para ser executado!
Olhando o canto superior direito, você deve notar que está numa conta Guest, ou seja, chore o AnyLogic não entrou na sua conta. Faça o procedimento de Login:
Inicialmente, temos apenas um Experimento na nuvem. Vamos executá-lo selecionando o Experiment do lado esquerdo e clicando no botão de execução Run na barra de menu superior:
O AnyLogic Cloud, mesmo nesta versão pública (a conta gratuita não permite que você armazene modelos na nuvem de forma privada), permite que você crie novos Experimentos.
Criaremos um novo experimento do tipo Variation, que permite simular diversos cenários ao mesmo tempo, variando um ou mais parâmetros. Para isto, siga os seguintes passos:
  • Crie um novo experimento do tipo Variation e dê um nome apropriado, como “Variação da taxa de contato”;
  • Edite o Dashboard deste novo experimento: o parâmetro de entrada Taxa de contatos deve ser alterado de Edit box para Varied in range;
  • Salve o Dashboard criado.
Crie o novo experimento:
Edite o dashboard (salve ao final!):
Para solucionar a questão do problema original (quantos meses de marketing eu preciso para que a base de clientes nos primeiros seis meses seja maior do que 1 milhão, vamos variar a Taxa de contatos de 1 até 6 meses e executar (note que as simulações não ocorrem no seu computador, mas na nuvem do AnyLogic):
Tchan! Tchan!
Os 6 cenários foram executados e o AnyLogic ainda devolveu um bela interface de saída interativa e que você pode exportar para o Excel (o botão no canto superior direito ao lado da balança), compartilhar com os amigo ou mesmo salvar para consultas futuras na nuvem:
Você notou que o AnyLogic Cloud armazena os cenários simulados? Se você pedir a simulação de um determinado experimento já executado anteriormente, ele não simulará o modelo novamente, mas buscará em sua base de dados o resultado que já está pronto, economizando o seu tempo (e o dele). Quer saber tudo sobre o AnyLogic Cloud da boca dos desenvolvedores da AnyLogic? Então veja este vídeo.
Você pode compartilhar o link do modelo com seu/sua arqui-inimigo/a os amigos e amigas, incorporar o modelo ao seu site (ou blog), tornando sua página interativa como neste tutorial, ou fazer algo bem mais avançado: uma interface completa de execução do modelo usando a API da ferramenta.
Para saber mais sobre o AnyLogic Cloud, existe uma página dedicada no site da AnyLogic.
Last modified 1mo ago
Copy link