O outro lado por outro caminho: o loop de conversão boca a boca

Vamos repetir o processo de construção do modelo do outro lado, mas utilizando outras potencialidades do AnyLogic (até para que você se acostume, entenda o AnyLogic como um software aberto, no sentido que qualquer coisa pode ser feita por 2 métodos óbvios e 8.695 diversos outros não tão óbvios, mas que se tornam fáceis com o aumento do seu conhecimento sobre o software. Eu costumo chamá-lo de “software de bordas infinitas”).

Comece criando os parâmetros taxaDeContato (Initial value: 10 pessoas/mês) e probabilidadeDeConversao (Initial value: 5%):

Continue o exercício criando a variável dinâmica conversaoPorBaB e crie todos os links necessários. Com o que você aprendeu até aqui, o modelo deve ficar como o da figura a seguir (a imagem foi gerada com o Zoom em 200% no AnyLogic e eu engrossei momentaneamente os Links apenas para facilitar o seu trabalho de verificação):

Montada a estrutura do modelo, é hora de digitar a equação da variável dinâmica conversaoPorBaB:

Clientes x taxaDeContato x probabilidadeDeConversao x ClientesPotenciais/populacaoTotal

Sinta-se à vontade para construir a equação pelo comando add (do “X” vermelho) ou pela opção do Ctrl (⌘) + Espaço (hey, Sherlock, você consegue notar a novidade que o Gif a seguir mostra para você?):

Exato, Watson, não precisa se preocupar com o espaço pequeno para digitar a equação, pois o Java (linguagem que você está usando sem saber) não tem indentação rígida (algo que provoca gatilho em metade da população mundial, dizem).

Para conclusão do equacionamento do modelo, falta ainda a ligação entre a variável dinâmica conversaoPorBaB e o fluxo taxaDeConversao. Escolha um dos dois métodos vistos e conclua o modelo:

E chegamos a última e derradeira etapa: colocar os marcadores de loop de balanceamento ou reforço:

Importante

Para o AnyLogic, esses marcadores não tem efeito algum, eles servem apenas para visualização.

Pronto!

Pronto?

Simule! 👩🚀

Sim, agora é executar o seu primeiro modelo no AnyLogic utilizando o botão verde da barra de menu superior (clique nos elementos do modelo, eles são cheios de surpresas!):

Já temos um modelo que funciona! Vamos acrescentar algumas saídas, de modo a poder ajudar nossa StartUp na decisão de quanto investir em marketing.