Solução do problema da Startup
Vamos recuperar o objetivo original do problema da Startup:
Construir um modelo de simulação que permita identificar como o app irá se difundir no mercado e identificar por quantos meses a startup deverá investir em marketing de modo que ela atinja, ao menos, 1 milhão de usuários até o 6 mês do lançamento do app.
Pelo gráfico a seguir (extraído do gráfico Plot|Clientes da nuvem), com 0 ou 1 mês de apenas de marketing, o app fica abaixo de 1 milhão de clientes. A partir de 2 meses, o número de clientes ultrapassa a meta e o problema está resolvido: 2 meses apenas de investimento em marketing.
Note que este resultado é compatível com a realidade de qualquer lançamento de produto, afinal, o produto tem um orçamento de divulgação limitado e consumido nos primeiros meses de lançamento.
A parte básica deste tutorial está no fim.
Como de costume, quando estudantes deparam-se pela primeira vez com a prática da simulação de dinâmica de sistemas, é natural um fervilhar de ideias de possíveis sistemas e situações do cotidiano em que a técnica poderia ser aplicada (e espero que este seja o seu caso).
Se você tem interesse em empreendedorismo e está procurando temas interessantes para uma monografia, por exemplo, evolua o modelo da Startup de modo a considerar outros componentes relevantes do sistema, tais como: faturamento, custos, necessidade de mão de obra ao longo do tempo, reputação do app etc. A bibliografia no assunto é extensa, de boa qualidade e, confesso, que a ideia deste tutorial partiu daqui.
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