Solução do problema da Startup

Vamos recuperar o objetivo original do problema da Startup:

  • Construir um modelo de simulação que permita identificar como o app irá se difundir no mercado e identificar por quantos meses a startup deverá investir em marketing de modo que ela atinja, ao menos, 1 milhão de usuários até o 6 mês do lançamento do app.

Pelo gráfico a seguir (extraído do gráfico Plot|Clientes da nuvem), com 0 ou 1 mês de apenas de marketing, o app fica abaixo de 1 milhão de clientes. A partir de 2 meses, o número de clientes ultrapassa a meta e o problema está resolvido: 2 meses apenas de investimento em marketing.

Note que este resultado é compatível com a realidade de qualquer lançamento de produto, afinal, o produto tem um orçamento de divulgação limitado e que é consumido nos primeiros meses de lançamento.

A parte básica do tutorial está no fim. Como de costume, quando estudantes deparam-se com a simulação prática de dinâmica de sistemas é natural um fervilhar de ideias de sistemas a serem simulados. Se você tem interesse em empreendedorismo está procurando temas interessantes para monografias, evolua o modelo da Startup para considerar: faturamento, custos, demanda de recursos humanos ao longo do tempo, reputação etc. A bibliografia é extensa, de boa qualidade e confesso que a ideia deste tutorial partiu daqui.