Simulação de dinâmica de sistemas
  • Tutorial AnyLogic: simulação de dinâmica de sistemas
  • Parte I: muito prazer, eu sou o AnyLogic!
  • Instalação, abrir, fechar e uso do mouse
  • Parte II: problema da Startup
  • Difusão no mercado do novo app de uma startup
  • Diagrama de Laços Causais (DLC): modelo de difusão do produto
  • Diagrama de estoque e fluxo
  • Criação do modelo
  • Construindo o diagrama de estoque e fluxo no AnyLogic
  • Zoom
  • Parâmetros no AnyLogic
  • Variáveis dinâmicas no AnyLogic
  • O outro lado por outro caminho: o loop de conversão boca a boca
  • Criando saídas para o modelo: Time Plot
  • O que é um experimento?
  • Experimentação do modelo: a dinâmica de adoção do app por marketing e boca-a-boca
  • Parte III: nuvem
  • Exportar e executar o modelo na nuvem pública do AnyLogic
  • Solução do problema da Startup
  • Epílogo
  • Epílogo: como aprender o AnyLogic a partir daqui
  • Apêndice ou coisas que deixariam o tutorial ainda maior
    • Table functions
  • Experimento de variação de parâmetros e coleta de dados com dataset
  • Criando estruturas de dados com Arrays
  • Comunicação com planilhas Excel
  • Leitura/Gravação em arquivos txt
  • Misturando as coisas: dinâmica de sistemas e eventos discretos e agentes
  • Outras funções matemáticas e de simulação de dinâmica de sistemas
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Solução do problema da Startup

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Atualizado há 3 anos

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Vamos recuperar o objetivo original do problema da Startup:

  • Construir um modelo de simulação que permita identificar como o app irá se difundir no mercado e identificar por quantos meses a startup deverá investir em marketing de modo que ela atinja, ao menos, 1 milhão de usuários até o 6 mês do lançamento do app.

Pelo gráfico a seguir (extraído do gráfico Plot|Clientes da nuvem), com 0 ou 1 mês de apenas de marketing, o app fica abaixo de 1 milhão de clientes. A partir de 2 meses, o número de clientes ultrapassa a meta e o problema está resolvido: 2 meses apenas de investimento em marketing.

Note que este resultado é compatível com a realidade de qualquer lançamento de produto, afinal, o produto tem um orçamento de divulgação limitado e consumido nos primeiros meses de lançamento.

A parte básica deste tutorial está no fim.

Como de costume, quando estudantes deparam-se pela primeira vez com a prática da simulação de dinâmica de sistemas, é natural um fervilhar de ideias de possíveis sistemas e situações do cotidiano em que a técnica poderia ser aplicada (e espero que este seja o seu caso).

Se você tem interesse em empreendedorismo e está procurando temas interessantes para uma monografia, por exemplo, evolua o modelo da Startup de modo a considerar outros componentes relevantes do sistema, tais como: faturamento, custos, necessidade de mão de obra ao longo do tempo, reputação do app etc. A bibliografia no assunto é extensa, de boa qualidade e, confesso, que a ideia deste tutorial partiu .

daqui