Zoom
O comando de zoom no AnyLogic está escondido no seu mouse: segure o botão de Ctrl e gire a rodinha do mouse (ou pressione enquanto faz o gesto de rolagem de tela, no trackpad do seu Mac). Alternativamente, você pode utilizar os comandos de zoom na barra de menu superior do AnyLogic.
Para o segundo bloco de estoque, vou utilizar o comando de Copy/Paste, mas antes que você faça qualquer coisa, conheça mais um comando secreto do seu mouse:
  • Clique e segure o botão de Ctrl (ou no Mac) do seu teclado, ao mesmo tempo em que clica e segura no elemento que deseja copiar;
  • Arraste até o local desejado e solte.
Agora, modifique o nome do bloco para Clientes.
Entre os estoques existe um fluxo e o AnyLogic possui duas formas de construí-lo: desenhando do ponto de início ao fim ou arrastando (como feito no bloco Stock).
Sempre que um elemento de paleta do AnyLogic possui um ícone amarelo ao seu lado direito, se você der um duplo clique, ele entra no modo de desenho e aparece uma caneta que substitui seu ícone:
Agora crie o Flow taxaDeConversao entre os dois estoques, utilizando o modo de desenho do AnyLogic:
Importante: para estar corretamente conectados, o início e fim do fluxo devem estar conectados, respectivamente, com os centros dos blocos de estoques. Isso é identificado pelas bolinhas verdes nas extremidades (quando não há conexão, o AnyLogic cria uma nuvenzinha):
Note que o elemento Flow é altamente configurável. Por exemplo, se você quiser criar um zigue-zague ou mesmo tirar qualquer canto do elemento, basta clicar em cima do bloco e aproveitar os nós que surgem ou clicar de novo nesses mesmos nós, para que o canto desapareça:
Lembre-se que o app não começa com zero usuários: você, seus funcionários, pai e mãe entram na conta, de modo que o estoque Cliente começa com Initial value igual a 10 clientes!
Já se parece um pouco com o diagrama de estoque e fluxo, não?
Last modified 1mo ago
Copy link