Table functions
Atualizado
Isto foi útil?
Atualizado
Isto foi útil?
Table functions (funções tabuladas) são ferramentas fundamentais do arsenal de qualquer desenvolvedor sério de modelos de dinâmica de sistemas. Elas representam tabelas de valores conhecidos, facilitando e direcionando a construção do modelo.
Considere, por exemplo, que a Startup está preocupada com o nível de engajamento dos seus usuários. Em apps semelhantes, o nível de engajamento é determinado pelo tempo médio que um usuário se mantém ativo. Para o app desenvolvido, estima-se que o tempo que o usuário fica ativo é definido pelo próprio número de usuários, isto é: quanto maior o tamanho da rede de usuários, maior o tempo médio que o usuário permanece ativo.
Assim, o tempo médio de engajamento é estimado pela seguinte tabela:
O diagrama de estoque e fluxo deve ser modificado, como na figura a seguir, para representar a perda por desinteresse (fluxo "Pessoas desistindo do app") e o número de clientes inativos (estoque "Clientes inativos"). Estude as alterações realizadas no diagrama de estoque e fluxo do problema e veja se consegue compreendê-las.
Clientes / tempo médio de engajamento
Este valor representa a taxa por mês com que os clientes desistem do app.
Comece adicionando ao modelo o novo estoque de ClientesInativos, o Link entre Clientes e ClientesInativos e o Loop. O novo modelo deve ficar assim:
Pronto, o modelo deve ficar como a figura a seguir:
O próximo passo é criar a Table Function para o tempo médio de engajamento dos usuários. O elemento está disponível na paleta de Dinâmica de Sistemas (System Dynamics) do AnyLogic:
Note que você deve apagar a primeira linha, pois ela repete o valor inicial de 0 clientes (sem a correção, ao tentar executar o modelo, o AnyLogic apresenta erro de compilação).
Antes de prosseguir, duas coisas bacanas que você deve saber sobre Table funtions:
No campo Interpolation você pode selecionar a técnica de interpolação adotada. No caso do exemplo escolha a opção Linear, que representa uma interpolação linear entre os pontos (as opções estão melhor descritas no Help);
No campo Out of range você pode selecionar a regra a ser adotada caso o parâmetro de entrada fornecido pelo usuário esteja fora dos intervalo (range) da tabela. Para nosso caso, selecione Nearest:
Agora você pode utilizar a função onde quiser do modelo, em particular para equacionar o fluxo taxaDeDesistencias.
Voilá, simule!
Para preencher os valores, você pode digitar um a um ou utilizar Copy/Paste , bastando copiar a tabela fornecida alguns parágrafos atrás neste tutorial e colar no Table data: