Parâmetros no AnyLogic

Existem valores neste problema que poderiam ser considerados como parâmetros a serem preenchidos em alguma interface ou, mais especificamente, parâmetros de entrada do modelo (dados de entrada). São fáceis de identificar:

  • A população total (ou o número de clientes potenciais ao início da simulação);

  • A eficácia das ações de marketing e o número de meses de investimento em marketing;

  • A taxa de contato dos clientes e a probabilidade de conversão.

No AnyLogic, parâmetros se equivalem a variáveis, mas com uma diferença: parâmetros são utilizados automaticamente na interface de entrada do modelo. Isto ficará mais claro em breve, quando estivermos mexendo com experimentos, por enquanto, vamos criar os parâmetros relacionados utilizando o bloco chamado, pasmem: Parameter.

Como um parâmetro é sempre um dado de entrada, convém atribuir algum valor default. Atribua o valor 5.000.000, por meio da janela Properties ao lado direito da tela:

Com o parâmetro criado, você deve construir a conexão entre populacaoTotal e ClientesPontenciais, por meio do elemento Link da paleta de comandos:

Note que o Link é representado por uma linha tracejada. Isto indica que a ligação criada termina em um estoque.

Atenção: para não errar a construção do Link: as extremidades devem sempre estar com pequenos círculos verdes, quando selecionadas. Veja o exemplo:

A última etapa é atribuir o parâmetro populacaoTotal ao valor inicial do estoque ClientesPotenciais. Novamente, a janela Properties do bloco de estoque resolve o problema e basta digitar populacaoTotal no campo Initial value.

Mas antes, eu tenho que te apresentar o atalho do AnyLogic mais importante, mais utilizado por seus usuários e que acelera o tempo de desenvolvimento: Ctrl + Espaço (no Mac, use option + espaço):

  • Digite, no campo Initial value, apenas parte do nome do parâmetro: pop;

  • A seguir, segure o botão de Ctrl (ou option) e clique na barra de Espaço;

  • O AnyLogic traz todas as opções que contêm a cadeia de caracteres digitada, inclusive, o parâmetro desejado populacaoTotal:

Importante: a partir deste ponto, sempre que você preencher algum campo de valor no AnyLogic, habitue-se ao Ctrl (option) + Espaço. Além da rapidez, o comando evita erros de digitação, esses sim, que deixam o desenvolvimento do modelo bem lento.

O próximo parâmetros que adicionaremos é a eficácia do investimento em marketing, eficaciaMktg, com valor default de 1,1% ao mês. Crie o parâmetro com o que aprendeu até agora:

Não se esqueça do valor Default value do parâmetro (0.011 ou 1,1% ao mês):

O próximo parâmetro é o número de meses de investimento em marketing. Faça como o anterior e, como não sabemos ainda quantos meses serão (é nossa variável de decisão) coloque 6 meses: