Simulação de dinâmica de sistemas
  • Tutorial AnyLogic: simulação de dinâmica de sistemas
  • Parte I: muito prazer, eu sou o AnyLogic!
  • Instalação, abrir, fechar e uso do mouse
  • Parte II: problema da Startup
  • Difusão no mercado do novo app de uma startup
  • Diagrama de Laços Causais (DLC): modelo de difusão do produto
  • Diagrama de estoque e fluxo
  • Criação do modelo
  • Construindo o diagrama de estoque e fluxo no AnyLogic
  • Zoom
  • Parâmetros no AnyLogic
  • Variáveis dinâmicas no AnyLogic
  • O outro lado por outro caminho: o loop de conversão boca a boca
  • Criando saídas para o modelo: Time Plot
  • O que é um experimento?
  • Experimentação do modelo: a dinâmica de adoção do app por marketing e boca-a-boca
  • Parte III: nuvem
  • Exportar e executar o modelo na nuvem pública do AnyLogic
  • Solução do problema da Startup
  • Epílogo
  • Epílogo: como aprender o AnyLogic a partir daqui
  • Apêndice ou coisas que deixariam o tutorial ainda maior
    • Table functions
  • Experimento de variação de parâmetros e coleta de dados com dataset
  • Criando estruturas de dados com Arrays
  • Comunicação com planilhas Excel
  • Leitura/Gravação em arquivos txt
  • Misturando as coisas: dinâmica de sistemas e eventos discretos e agentes
  • Outras funções matemáticas e de simulação de dinâmica de sistemas
Fornecido por GitBook
Nesta página

Isto foi útil?

Parâmetros no AnyLogic

AnteriorZoomPróximoVariáveis dinâmicas no AnyLogic

Atualizado há 3 anos

Isto foi útil?

Existem valores neste problema que poderiam ser considerados como parâmetros a serem preenchidos em alguma interface ou, mais especificamente, parâmetros de entrada do modelo (dados de entrada). Eles são fáceis de identificar:

  • A população total (ou o número de clientes potenciais ao início da simulação);

  • A eficácia das ações de marketing e o número de meses de investimento em marketing;

  • A taxa de contato dos clientes e a probabilidade de conversão.

No AnyLogic, parâmetros se equivalem a variáveis, mas com uma diferença: parâmetros são utilizados automaticamente na interface de entrada do modelo. Isto ficará mais claro em breve, quando estivermos mexendo com experimentos, por enquanto, vamos criar os parâmetros necessários utilizando o bloco chamado, pasmem: Parameter.

Como um parâmetro é sempre um dado de entrada, convém atribuir algum valor default. Atribua o valor 5.000.000, por meio da janela Properties ao lado direito da tela:

Com o parâmetro criado, você deve construir a conexão entre populacaoTotal e ClientesPontenciais, por meio do elemento Link da paleta de comandos:

Note que o Link é representado por uma linha tracejada. Isto indica que a ligação criada termina em um estoque.

Atenção: para não errar a construção do Link: as extremidades devem sempre estar com pequenos círculos verdes, quando selecionadas. Veja o exemplo:

A última etapa é atribuir o parâmetro populacaoTotal ao valor inicial do estoque ClientesPotenciais. Novamente, a janela Properties do bloco de estoque resolve o problema e basta digitar populacaoTotal no campo Initial value.

Mas antes, eu tenho que te apresentar o atalho do AnyLogic mais importante, mais utilizado por seus usuários e que acelera o tempo de desenvolvimento: Ctrl + Espaço (no Mac, use option + espaço):

  • Digite, no campo Initial value, apenas parte do nome do parâmetro: pop;

  • A seguir, segure o botão de Ctrl (ou option, no Mac) e clique na barra de Espaço;

  • O AnyLogic traz todas as opções que contêm a cadeia de caracteres digitada, inclusive, o parâmetro desejado populacaoTotal:

Importante: a partir deste ponto, sempre que você preencher algum campo de valor no AnyLogic, habitue-se ao Ctrl (ou option) + Espaço. Além da rapidez, o comando evita erros de digitação, esses sim, que deixam o desenvolvimento do modelo bem lento.

O próximo parâmetro que adicionaremos é a eficácia do investimento em marketing, eficaciaMktg, com valor default de 1,1% ao mês. Crie o parâmetro com o que aprendeu até agora:

Não se esqueça de atribuir ao Default value do parâmetro o valor 0.011 (equivalente a 1,1% ao mês):

O próximo parâmetro é o número de meses de investimento em marketing, meses. Faça como no caso anterior e, como não sabemos ainda quantos meses serão (essa é nossa variável de decisão) atribua o valor de 6 meses: