Parâmetros no AnyLogic
Existem valores neste problema que poderiam ser considerados como parâmetros a serem preenchidos em alguma interface ou, mais especificamente, parâmetros de entrada do modelo (dados de entrada). Eles são fáceis de identificar:
  • A população total (ou o número de clientes potenciais ao início da simulação);
  • A eficácia das ações de marketing e o número de meses de investimento em marketing;
  • A taxa de contato dos clientes e a probabilidade de conversão.
No AnyLogic, parâmetros se equivalem a variáveis, mas com uma diferença: parâmetros são utilizados automaticamente na interface de entrada do modelo. Isto ficará mais claro em breve, quando estivermos mexendo com experimentos, por enquanto, vamos criar os parâmetros necessários utilizando o bloco chamado, pasmem: Parameter.
Como um parâmetro é sempre um dado de entrada, convém atribuir algum valor default. Atribua o valor 5.000.000, por meio da janela Properties ao lado direito da tela:
Com o parâmetro criado, você deve construir a conexão entre populacaoTotal e ClientesPontenciais, por meio do elemento Link da paleta de comandos:
Note que o Link é representado por uma linha tracejada. Isto indica que a ligação criada termina em um estoque.
Atenção: para não errar a construção do Link: as extremidades devem sempre estar com pequenos círculos verdes, quando selecionadas. Veja o exemplo:
A última etapa é atribuir o parâmetro populacaoTotal ao valor inicial do estoque ClientesPotenciais. Novamente, a janela Properties do bloco de estoque resolve o problema e basta digitar populacaoTotal no campo Initial value.
Mas antes, eu tenho que te apresentar o atalho do AnyLogic mais importante, mais utilizado por seus usuários e que acelera o tempo de desenvolvimento: Ctrl + Espaço (no Mac, use option + espaço):
  • Digite, no campo Initial value, apenas parte do nome do parâmetro: pop;
  • A seguir, segure o botão de Ctrl (ou option, no Mac) e clique na barra de Espaço;
  • O AnyLogic traz todas as opções que contêm a cadeia de caracteres digitada, inclusive, o parâmetro desejado populacaoTotal:
Importante: a partir deste ponto, sempre que você preencher algum campo de valor no AnyLogic, habitue-se ao Ctrl (ou option) + Espaço. Além da rapidez, o comando evita erros de digitação, esses sim, que deixam o desenvolvimento do modelo bem lento.
O próximo parâmetro que adicionaremos é a eficácia do investimento em marketing, eficaciaMktg, com valor default de 1,1% ao mês. Crie o parâmetro com o que aprendeu até agora:
Não se esqueça de atribuir ao Default value do parâmetro o valor 0.011 (equivalente a 1,1% ao mês):
O próximo parâmetro é o número de meses de investimento em marketing, meses. Faça como no caso anterior e, como não sabemos ainda quantos meses serão (essa é nossa variável de decisão) atribua o valor de 6 meses:
Last modified 1mo ago
Copy link