Simulação de dinâmica de sistemas
  • Tutorial AnyLogic: simulação de dinâmica de sistemas
  • Parte I: muito prazer, eu sou o AnyLogic!
  • Instalação, abrir, fechar e uso do mouse
  • Parte II: problema da Startup
  • Difusão no mercado do novo app de uma startup
  • Diagrama de Laços Causais (DLC): modelo de difusão do produto
  • Diagrama de estoque e fluxo
  • Criação do modelo
  • Construindo o diagrama de estoque e fluxo no AnyLogic
  • Zoom
  • Parâmetros no AnyLogic
  • Variáveis dinâmicas no AnyLogic
  • O outro lado por outro caminho: o loop de conversão boca a boca
  • Criando saídas para o modelo: Time Plot
  • O que é um experimento?
  • Experimentação do modelo: a dinâmica de adoção do app por marketing e boca-a-boca
  • Parte III: nuvem
  • Exportar e executar o modelo na nuvem pública do AnyLogic
  • Solução do problema da Startup
  • Epílogo
  • Epílogo: como aprender o AnyLogic a partir daqui
  • Apêndice ou coisas que deixariam o tutorial ainda maior
    • Table functions
  • Experimento de variação de parâmetros e coleta de dados com dataset
  • Criando estruturas de dados com Arrays
  • Comunicação com planilhas Excel
  • Leitura/Gravação em arquivos txt
  • Misturando as coisas: dinâmica de sistemas e eventos discretos e agentes
  • Outras funções matemáticas e de simulação de dinâmica de sistemas
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Difusão no mercado do novo app de uma startup

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Atualizado há 4 anos

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Construiremos um modelo de uma startup que pretende lançar um novo aplicativo (app) para celulares no mercado. Em uma primeira etapa, estamos preocupados em como o produto irá se difundir no mercado e, numa etapa seguinte, completaremos o exercício considerando o fluxo de caixa (investimento, faturamento e custos envolvidos).

O app será gratuito e a monetização se dará por anúncios e pela venda de funcionalidades adicionais. Assim, a startup entende que o volume de usuários é parâmetro fundamental para a viabilidade do negócio.

Objetivo desta etapa:

  • Construir um modelo de simulação que permita avaliar como o app irá se difundir no mercado e estimar por quantos meses a startup deverá investir em marketing de modo que ela atinja, ao menos, 1 milhão de usuários até o 6o mês do lançamento do app.

Dados:

  • O tamanho do mercado é estimado em 5.000.000 clientes potenciais e, uma vez convertido, o cliente nunca abandona o app;

  • Estima-se que cada mês de investimento em marketing seja capaz de converter 1,1% dos clientes potenciais em novos clientes;

  • Existe um efeito esperado de propaganda boca-a-boca: cada usuário do app comenta com 10 dos seus contatos por mês e, neste caso, a probabilidade de sucesso de conversão é de 5% (dentre aqueles que ainda não são usuários).

A startup tem pela frente, portanto, o lançamento de um novo produto que será difundido no mercado por meio de ações de marketing (propagandas, participação de eventos, press releases etc.). Espera-se que, em algum momento, o produto “viralize” por meio de propaganda boca-a-boca.

Definido desta forma, o problema é semelhante ao modelo clássico de marketing, conhecido como: , criado por .

Pela perspectiva de um problema de otimização, temos como variável de decisão o número de meses de investimento em marketing e o objetivo é minimizar o custo de marketing, sujeito à condição de que em 6 meses, o número de clientes deve ser maior ou igual a 1 milhão.

Antes de começar no AnyLogic, temos duas seções que descrevem o modelo que será construído por meio do seus diagramas de “laços causais” (ou causal loop diagram, como diria o Tio Sam) e diagramas de “estoque e fluxo”.

Modelo de Difusão de Bass
Frank Bass
Dr. Frank Bass