Diagrama de estoque e fluxo

No diagrama anterior representamos apenas relações de causa e efeito, sem dar muita bola para quais seriam as unidades envolvidas, valores ou relações matemáticas e lógicas. A etapa seguinte é representar o sistema por meio de um diagrama de estoque e fluxo, representação que está mais próxima daquilo que você vai construir no AnyLogic.

O primeiro passo é refletir, no diagrama anterior, quais seriam as unidades envolvidas. Este tipo de reflexão é fundamental para que você ganhe conhecimento sobre o sistema e o modelo a ser construído:

Neste tipo de diagrama, “estoques” representam coisas que se acumulam ou se esgotam ao longo da simulação. Enquanto “fluxos” representam as taxas com que esses estoques aumentam ou diminuem.

Para o nosso caso, o diagrama de estoque e fluxo pode ser representado como a figura a seguir, destacando:

  • As caixas (parecidas com caixas d’água) representam os estoques de clientes potenciais e de clientes (a aguinha azul é só charme);

  • Existe um fluxo de pessoas passando de um estoque para outro, isto é: a taxa de pessoas comprando o app, que é representada pela válvula ligando ambos os estoques.