Experimentação do modelo: a dinâmica de adoção do app por marketing e boca-a-boca

É notória a facilidade de modelos de simulação de dinâmica de sistemas em explicar o funcionamento do sistema a partir da interação dinâmica dos seus mecanismos de feedback. Comece pelo cenário base, se todos os parâmetros adotados estiverem corretos, o modelo prevê o seguinte comportamento para o sistema:

Pelo resultado anterior, passados 20 meses, todos os clientes potenciais tornaram-se clientes. Nos primeiros meses, a conversão foi conduzida pelas ações de marketing, mas quando o processo de divulgação boca a boca inicia-se, ele a conversão cresce exponencialmente até o pico próximo de 620.000 clientes/mês no mês 8. Na sequência, a conversão cai pois a relação de “clientes potenciais”/”clientes” (ou a probabilidade de encontrar alguém que ainda não é cliente) começa a diminuir e, portanto, pouco adianta você convidar seus colegas para o curtir o novo app se eles já têm o app.

O resultado anterior mostra que a força de vendas quando um produto viraliza supera qualquer ação de marketing. Pensando nisso, podemos simular um cenário em que a StartUp não gaste um tostão com divulgação do produto e, a partir de 10 eleitos ao início do projeto, ela consiga o mesmo efeito de viralização. Atribua o valor 0 para o parâmetro meses e simule:

Wow, os resultados são muito parecidos, a menos do “atraso” na curva de conversão que agora tem seu pico somente no mês 26 ou 18 meses mais tarde que quando temos ações de marketing envolvidas! (Notou a exclamação? Impressione-se!)

A conclusão, bem interessante exclamação, é a de que realmente precisamos de algum investimento de marketing ao início do projeto e você pode estar já pensando em uma análise de sensibilidade para a taxa de contato, valores financeiros, onde eu assino etc. Mas não seria melhor se esses valores pudessem ser exportados para o Excel e os gráficos e cenários pudessem ser salvos em algum lugar?

Observações

  • Quer incrementar seu modelo com controles em tempo real bem legais? Veja este vídeo!

  • Que tal estudar o que ocorre em cada parte do seu modelo por logs automaticamente criados pelo AnyLogic? Você está a 5 minutos de aprender isto neste vídeo.