Simulação de dinâmica de sistemas
  • Tutorial AnyLogic: simulação de dinâmica de sistemas
  • Parte I: muito prazer, eu sou o AnyLogic!
  • Instalação, abrir, fechar e uso do mouse
  • Parte II: problema da Startup
  • Difusão no mercado do novo app de uma startup
  • Diagrama de Laços Causais (DLC): modelo de difusão do produto
  • Diagrama de estoque e fluxo
  • Criação do modelo
  • Construindo o diagrama de estoque e fluxo no AnyLogic
  • Zoom
  • Parâmetros no AnyLogic
  • Variáveis dinâmicas no AnyLogic
  • O outro lado por outro caminho: o loop de conversão boca a boca
  • Criando saídas para o modelo: Time Plot
  • O que é um experimento?
  • Experimentação do modelo: a dinâmica de adoção do app por marketing e boca-a-boca
  • Parte III: nuvem
  • Exportar e executar o modelo na nuvem pública do AnyLogic
  • Solução do problema da Startup
  • Epílogo
  • Epílogo: como aprender o AnyLogic a partir daqui
  • Apêndice ou coisas que deixariam o tutorial ainda maior
    • Table functions
  • Experimento de variação de parâmetros e coleta de dados com dataset
  • Criando estruturas de dados com Arrays
  • Comunicação com planilhas Excel
  • Leitura/Gravação em arquivos txt
  • Misturando as coisas: dinâmica de sistemas e eventos discretos e agentes
  • Outras funções matemáticas e de simulação de dinâmica de sistemas
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Experimentação do modelo: a dinâmica de adoção do app por marketing e boca-a-boca

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Atualizado há 3 anos

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É notória a facilidade de modelos de simulação de dinâmica de sistemas em explicar o funcionamento do sistema a partir da interação dinâmica dos seus mecanismos de feedback.

Começando pelo cenário base, se todos os parâmetros adotados estiverem corretos, o modelo prevê o seguinte comportamento para o sistema:

Pelo resultado anterior, passados 20 meses, todos os clientes potenciais tornaram-se clientes. Nos primeiros meses, a conversão foi conduzida pelas ações de marketing, mas quando o processo de divulgação boca a boca inicia-se, a conversão de clientes cresce exponencialmente até o pico próximo de 620.000 clientes/mês no mês 8. Na sequência, a conversão cai, pois a relação de “clientes potenciais”/”clientes” (ou a probabilidade de encontrar alguém que ainda não é cliente) começa a diminuir e, portanto, pouco adianta você convidar seus colegas para o curtir o novo app se eles já têm o app.

O resultado anterior mostra que a força de vendas quando um produto viraliza supera qualquer ação de marketing. Pensando nisso, podemos simular um cenário em que a StartUp não gaste um tostão com divulgação do produto e, a partir dos 10 eleitos ao início do projeto, ela consiga o mesmo efeito de viralização. Atribua o valor 0 para o parâmetro meses e simule:

Wow, os resultados são muito parecidos, a menos do “atraso” na curva de conversão que agora tem seu pico apenas no mês 26 (ou 18 meses mais tarde do que o cenário em que temos ações de marketing envolvidas)! (Notou a exclamação? Impressione-se!)

A conclusão é que realmente precisamos de algum investimento de marketing ao início do projeto (e você pode estar pensando em uma análise de sensibilidade para a taxa de contato, valores financeiros, onde eu assino etc).

Antes de assinar alguma coisa, não seria melhor se esses valores pudessem ser exportados para o Excel e os gráficos e cenários pudessem ser salvos em algum lugar? É o que faremos na próxima sessão.

Observações

Quer incrementar seu modelo com controles em tempo real bem legais? Veja

Que tal estudar o que ocorre em cada parte do seu modelo por logs automaticamente criados pelo AnyLogic? Você está a 5 minutos de aprender isto

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